Escolinha de Surf Evandro Santos - Florianópolis  
INFO: atendimento@escolinhadesurf.com - 48 3232 7753 ou 48 99104 6867
    
 
 
  FACEBOOK - CURTIR Escola de Surf Evandro Santos - Florianópolis

Dicas & Truques


DIFERENTES TIPOS DE RABETAS

A rabeta é a saída de água da prancha, ela vai ajudar a definir o tipo de curva que a prancha irá fazer na onda. Dependendo de seu formato a prancha poderá ter uma curva mais aberta ( redonda ) ou mais fechada ( quebrada ). Não equecendo , porém, que o que dita realmente o funcionamento da prancha é a harmonia do conjunto ( outline, curva de fundo, distribuição de espessura, colocação de quilhas, etc... ).

     

Acima: Evandro dos Santos testando a rabeta de suas pranchas, jogando água.




Squash - Uma rabeta que foi muito difundida através do lançamento da Three Fin Thruster de simon Anderson. Por ser a rabeta com maior área, é a que tem maior sustentação, portanto boa para ondas menores. Permite também uma quebra de linha.


Swallow - Já foi moda algum tempo atráz (na época das biquilhas.) Essa rabeta permite quebras de linha radicais e é uma das mais usadas depois da Squash. Com uma linha mais arisca, é indicada para quem busca um estilo de surf mais quebrado.


Round-Pin - Proporciona uma linha de surf bem redonda. É melhor em ondas buraco e curtas e com menos sustentação não é indicada para ondas grandes.


Square - Difere da Squash pela suas pontas quadradas que ajudam a quebrar a linha, se assemelhando à Swallow. Boa em onda buraco, por ter ótima aderência na parede.


Pin - Usada principalmente em pranchas acima de 7′, para ondas grandes, buraco e velozes. Tem mais aderência nas viradas e uma boa resposta nos tubos. Muito usada no Hawaii.


Sempre que possível estarei atualizando essa seção com novas dicas e alguns truques que poderão ajudar na evolução dos surfistas que acompanham nosso site.

"Aprenda com quem realmente sabe!"