Escolinha de Surf Evandro Santos - Florianópolis  
INFO: atendimento@escolinhadesurf.com - 48 3232 7753 ou 48 99104 6867
    
 
 
  FACEBOOK - CURTIR Escola de Surf Evandro Santos - Florianópolis

Artigos


O HOMEM BRANCO CHEGA AO HAWAII | por Alex Gutenberg


Os reis surfavam com as pranchas maiores


Um dia o homem branco chegou às ilhas. Com seu modernismo, suas religiões, suas doenças, e toda a sorte de maldades que o espalhava pelo mundo no século XVIII apenas por sua busca insana por terras e domínios. Conquistadores e catequizadores. Livravam os "primitivos" do inferno. O primeiro a chegar ao Havaí foi o famoso aventureiro conquistador inglês James Cook. Isso aconteceu em 1777. Ele mesmo, apesar da opinião oposta da maioria de seus compatriotas, gostou do surf. Disse até mesmo que tratava-se de algo muito "relaxante".

Os missionários, cheios de preconceitos religiosos e preocupados em espalhar sua fé, condenaram prontamente aquela atividade. Segundo eles, os havaianos levavam uma vida muito preguiçosa. Pior, o surf eram coisa de vagabundos que não produziam - uma verdadeira necessidade do civilizado mundo europeu naquela época - e as pessoas que praticavam o esporte estavam sempre quase nuas. Que horror!, pensavam os europeus. Foi provavelmente um tremendo choque para os colonizadores se defrontarem com pessoas nuas ou seminuas. A época no mundo europeu civilizado não permitia isso. Considere que o maiô para as mulheres na praia tem pouco mais de 60 anos. Imaginem como era chocante aquela vida há 200 anos!!

Durante mais de um século, o branco trouxe "civilização" para os havaianos. Esse "progresso" dizimou a população das ilhas. Em 1780 viviam lá umas 300 mil pessoas. No começo do século XX não havia mais do que 40 mil. As doenças, o modo de vida dos brancos - repleto de tensões e necessidades de enriquecimento - entraram em choque com a vida pacata e alegre daqueles jovens descendentes de polinésios que surfavam por prazer e sem ambições.


 

Todos os artigos

Páginas:    [1] |



 

" Aprenda com quem realmente sabe! "